DANÇANDO COM A DIFERENÇA TEM NOVO TRABALHO COM MIGUEL MOREIRA

DANÇANDO COM A DIFERENÇA TEM NOVO TRABALHO COM MIGUEL MOREIRA

Nos próximos dias 02 e 03 de fevereiro de 2024, sexta e sábado, a Cia. de Dança Inclusiva estreia mais uma criação do seu repertório. Intitulada “The End” e assinada por Miguel Moreira, a peça sobe ao palco do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, pelas 20h.

Com um vasto portefólio marcado por uma visão singular e multifacetada sobre os corpos diversos, o coreógrafo esteve, durante mais de um mês, em residência artística com os intérpretes em território insular e desafiou-os a uma contínua exploração individual e coletiva, cujo resultado é agora apresentado.

Sobre o processo criativo e a obra que agora nasce, Miguel Moreira refere: “Ficámos presos num lugar desconhecido. Aqui não há casas, não há estradas, não há Teatro, apenas janelas. Aqui ouvimos apenas o vento.” Assumida por Miguel Moreira como “uma peça para um músico e quatro bailarinos”, conta com música original de Tomáš Niesner e interpretação de Diogo Peres, João Azevedo, Mariana Tembe e Milton Branco. Por ter sido construída através de um processo horizontal de partilha e descoberta, em que os intérpretes se envolveram por completo, estes acabaram por se tornar cocriadores.

Para o diretor artístico da Cia., “este convite vem consolidar a relação de constante partilha que, há uns anos, foi estabelecida com Miguel Moreira. Este olhar que tem sobre a beleza dos corpos e as suas potencialidades coincide com a nossa perspetiva e entendimento e, por isso – nesta fase – surge como a aposta ideal para levar a cabo mais uma criação”.

Com experiência e formação em teatro e dança, o coreógrafo acaba por alicerçar as suas obras em ambas as vertentes artísticas. Ao longo da sua carreira, trabalhou com diversos artistas, tendo – como intérprete e criador - apresentado espetáculos na Escócia, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha, Colômbia, São Tomé e Príncipe, Dinamarca, México, Coreia do Sul, Bélgica, Holanda, Suécia, Suíça, e em muitas cidades do País. Na área da dança, colaborou com nomes como Vera Mantero, Olga Roriz, Teresa Simas, Rita Judas, Ana Borralho e João Galante ou Rui Horta, ou, ainda, os trabalhos experimentais com Clara Andermatt e Alain Plattel.

“The End” é o segundo trabalho da companhia em parceria com Miguel Moreira. O primeiro, com o título “O Barulho Ensurdecedor do Silêncio”, foi desenvolvido com o núcleo de Viseu da Dançando com a Diferença, em 2021, e apresentado no Teatro Viriato. Todas as pessoas que desejarem adquirir bilhete para assistir a este espetáculo, devem fazêlo através do endereço eletrónico [email protected] ou do contacto telefónico Para mais informações: [email protected] (+351) 291 771 138 (chamada para rede fixa nacional). A performance é destinada a maiores de 16 anos e a entrada tem o valor atribuído de 5 euros.

 

A Cia. Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada por República Portuguesa - XXIII Governo / Direção-Geral das Artes (2023 - 2026), pelo Governo Regional da Madeira e pela Câmara Municipal do Funchal. É companhia residente no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e projeto residente no Teatro Viriato, em Viseu.