SINÓNIMO DE VIAGEM ESTÁ DE REGRESSO A GRÂNDOLA

SINÓNIMO DE VIAGEM ESTÁ DE REGRESSO A GRÂNDOLA

No âmbito do projeto da Dançando com a Diferença “+ Inclusão Fora de Portas, o bailarino da Cia., Milton Branco criou “Sinónimo de Viagem”, peça que estreou em julho deste ano, e regressa agora a cena em terras alentejanas.

Esta criação surge na sequência de um convite do Núcleo Pais em Rede de Grândola em parceria com o Município de Grândola, para que a Cia. de Dança Inclusiva, Dançando com a Diferença, dirigida por Henrique Amoedo, orientasse um grupo de pessoas com e sem deficiência deste território. “Sinónimo de Viagem” é a súmula do processo iniciado no ano de 2021, tendo a sua estreia, marcado o encerramento do mesmo, quase dois anos mais tarde.

A peça voltou a subir a palco no passado dia 25 de novembro de 2023, na Casa do Povo de Melides e tem mais duas sessões agendadas: 29 de novembro, pelas 21h00, no Salão de Lousal; e 05 de dezembro, pelas 11h00, no Cineteatro Granadeiro.

Inspirando-se em depoimentos recolhidos na primeira fase de trabalhos com a comunidade local, o coreógrafo Milton Branco propõe uma revisitação da história de Grândola e do seu património natural e arquitetónico e, através das performances de cada intérprete, procura recuperar memórias deste território, colocando em cena a sensação de nostalgia.

Do elenco desta obra fazem parte 18 pessoas, que se aliaram ao projeto tanto através do Núcleo Pais em Rede de Grândola, como da CERCIGrândola, da Universidade Sénior ou do Município.

O público alentejano é convidado a assistir a qualquer uma das sessões gratuitamente, já que a entrada é livre, mas limitada à lotação dos espaços.

“Sinónimo de Viagem” é foi desenvolvido no âmbito de um projeto integrado no programa Cultura para Todos, vertente Práticas Artísticas, promovido pelo Município de Grândola, financiado pelo Fundo Social Europeu - Alentejo 2020.