Dançando estreia criação de Vera Mantero em Guimarães

Dançando estreia criação de Vera Mantero em Guimarães

Chama-se "Vaamo share oque shop é Beiro Pateiro" e é o espetáculo criado para o Dançando com a Diferença que tem estreia amanhã, dia 1 de Maio, às 11h, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

"Vaamo share oque shop é Beiro Pateiro" será apresentada no âmbito do Quadrilátero Cultural, um projecto que pretende promover e valorizar o património cultural e natural da região de Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos, através de ações de programação artística e cultural em rede.

"Como trabalhar com a Dançando coma Diferença? Como trabalhar com cada uma d@s intérpretes desta criação? Como equilibrar tantas diferentes presenças? Esta questão percorreu e orientou todos os dias e todos os processos que atravessámos para chegar a "Vaamo share oque shop é Beiro Pateiro", explica Vera Mantero. "Desde o início do processo deparei-me com uma caractéristia que teve um forte impacto em mim: uma alegria contagiante em estúdio, a impressão de haver sempre motivo para celebração, para festa, para júbilo, mesmo neste período de pandemia, ou talvez sobretudo neste período de pandemia(...). Esta peça é sobre o quê? Mais do que ser "Sobre" algo, ela deixa-se viver Sob um regime de associações livres e frequentemente não-verbais que são para mim um retrato muito fiel de tudo o que vivi e vivemos no seio deste grupo", sublinha.

Durante o seu processo de criação, Vera Mantero contou com a colaboração de uma importante equipa artística onde se incluem Nuno Rebelo, na criação da música original e na direcção musical, André Guedes na cenografia, Constança Entrudo nos fogurinos e Cristóvão Cunha na direcção técnica e desenho de luz, para além Mílton Branco e Telmo Ferreira, que integram o grupo de intérpretes mas também são co-criadores e assistentes da coreógrafa. No elenco estão, Bernardo Graça, Celestine Ndzana, Diogo Freitas, José Figueira, Mílton Branco, Rui João Costa, Sara Rebolo, Telmo Ferreira e ainda Henrique Amoedo.

"Vera Mantero é para nós a tradução viva dos pressupostos que continuam a nortear as nossas acções. Tem uma carreira pontuada pela ousadia, pela inovação, pelo questionamento de padrões e convenções sociais vingentes, de modo inteligente e muitas vezes bem-humorado. Queremos e devemos continuar a "esticar a corda" e temos a certeza que a arte de Vera Mantero nos ajudará a continuar neste caminho", confidenciou, com grande entusiasmo, ao DIÁRIO o director artístico do Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo.

 

"Dançando" há 20 anos

Em 2021 o Dançando com a Diferença celebra 20 anos de existência. "Modificar a imagem social das pessoas com deficiência" foi o objectivo principal do projecto-piloto que deu origem a esta iniciativa, sendo certo que há, por parte deste agrupamento, um grande contributo - de diferentes formas - para esta mudança continue a acontecer.

Também desde o início, Henrique Amoedo, o responsável pelo projecto inicial e ainda director artístico da companhia de dança e da Associação, considerava que "a ousadia e a inovação" deveriam estar presentes em todo o trabalho que desenvolvessem. Estes dois pressupostos básicos continuam a nortear as acções daqueles que fazem o Dançando com a Diferença e ao considera-los, não poderiam pensar em outra cradora para estar connosco neste momento de calebração, refere Amoedo. 

Rcorde-se que Vera Mantero estudou dança clássica com Anna Mascolo e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Tornou-se um dos nomes centrais da Nova Dança Portuguesa, tendo iniciado a sua carreira coreográfica em 1987 e mostrando o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura. Desde 2000 dedica-se também ao trabalho de voz, cantando repertório de vários autores e co-criando projectos de música experimental. Em 1999 a Culturgest organizou uma retrospectiva do seu trabalho até à data, intitulada "Mês de Vera". Representou Portugal na 26.ª Bienal de São Paulo 2004, com "Comer o coração", criado em parceria com Rui Chafes. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Almada (IPAE/Ministério da Cultura) e em 2009 o Prémio Gilbenkian Arte pela sua carreira como criadora e intérprete.

Depois da estreia de amnhã, o espectáculo assinado por Vera Mantero será apresentado no exterior, mais precisamente no Jardim do Mosteiro de Tibães (Braga) a 17 de Julho, na Alameda do Mosteiro de Ladim (Famalicão) a 23 de Julho, e no Largo Dr. José Novais (Barcelos) a 30 de Julho.

 

FICHA ARTÍSTICA

Direcção Artística e Coreografia: Vera Mantero

Intérpretes/cocriadores e assistentes da coreógrafa: Mílton Branco e Telmo Ferreira

Intérpretes/cocriadores: Bernardo Graça; Celestine Ndzana; Diogo Freitas; José Figueira; Rui João Costa; Sara Rebolo

Música original e Direcção Musical: Nuno Rebelo

Cantora: Celestine Ndzana

Cenografia: André Guedes

Figurinos: constança Entrudo

Desenho de luz e Direcção Técnica: Cristóvão Cunha

 

DANÇANDO COM A DIFERENÇA

Direcção Artística: Henrique Amoedo

Produção Executiva e Assistência de Direcção: Diogo Gonçalves

Produção: Cláudia Nunes

Apoio: Mariana Valente e Sara Valente

Projeto em Viseu: Leonor Barata e Ricardo Meireles

 

O Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada no biénio (2020-2021) pela República Portuguesa - XXII Governo/ Direcção-Geral das Artes; Governo Regional da Madeira através da Direcção Regional de Educação e Direcção Regional da Cultura e Câmara Municipal do Funchal

Companhia Residente no Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e Projecto Residente no Teatro Viriato.

 

Autor: Ana Luísa Correia

Fonte: Diário de Notícias da Madeira