Início dos trabalhos do Projeto “Arte Mágica”
- 66
Início dos trabalhos do Projeto “Arte Mágica”
Os intérpretes da Companhia Dançando com a Diferença iniciaram hoje um novo processo de trabalho com o artista e curador Luís Guerra, no estúdio da Dançando com a Diferença.
Este foi o pontapé de saída para uma colaboração, com os Estúdios Victor Córdon, em Lisboa, que se estenderá no próximo ano.
Este projeto de “Arte Bruta” é o termo tradicionalmente usado para descrever obras criadas por pessoas com condições psicológicas divergentes. No ciclo “Arte Mágica”, esta designação é ressignificada para valorizar o poder criativo singular dos intérpretes da Dançando com a Diferença, numa iniciativa dos Estúdios Victor Córdon.
A “Arte Mágica”, tal como concebida neste projeto, valoriza a expressão totalmente autoral de cada artista. Para garantir a autenticidade das obras, o curador irá observar presencialmente os processos criativos, incluindo eventuais deslocações à Madeira, e nenhuma intervenção externa será permitida, nem da própria companhia. Cada decisão estética — cores, formas ou composição — pertence integralmente aos intérpretes, de forma a preservar o carácter genuíno da criação.
A Companhia Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - XXIII Governo / Direção-Geral das Artes (2023 - 2026), Governo Regional da Madeira através da: Direção Regional de Educação da Madeira, Direção Regional da Cultura e Câmara Municipal do Funchal. É companhia residente no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e projeto residente no Teatro Viriato, em Viseu.