Atividades do Dia Mundial da Filosofia, na Escola do Carmo
- 36
Atividades do Dia Mundial da Filosofia, na Escola do Carmo
Joana Caetano e Henrique Amoedo marcaram presença, esta manhã, na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Madeira, conhecida como Escola do Carmo, nas atividades programadas para assinalar o Dia Mundial da Filosofia, cujo tema este ano foi “A Busca da Unidade Para Além das Diferenças”.
A intérprete Joana Caetano apresentou o seu percurso de vida, tanto a nível escolar como pessoal. “A dança é a minha vida”, afirmou, ao narrar o início da sua carreira na companhia em 2008 e o papel da prática artística como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social ao longo do seu percurso.
Joana Caetano exibiu vídeos de espetáculos em que integra o elenco, incluindo Wing Wong or Ping Pong, Endless, Ôss e Bichos. Destacou algumas viagens marcantes realizadas no âmbito dos espetáculos, como as visitas ao Memorial do Holocausto (Berlim), à Colina das Cruzes (Lituânia) e aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau (Polónia).
Essas experiências permitiram ao coreógrafo, Henrique Amoedo, e ao elenco recolher imagens e emoções que serviram de base para a criação do guião do espetáculo Endless, concluído na Estónia, em abril de 2012. O processo evidencia a valorização do ecossistema artístico e a mediação cultural através da prática artística.
O convite para esta conversa partiu da instituição de ensino, com a premissa de que a dança constitui instrumento de promoção da unidade, ferramenta de autoconhecimento e meio de expressão individual e coletiva, capaz de gerar empatia, inclusão e integração social.
A ação integrou a parceria da Dançando com a Diferença com a Secretaria Regional da Educação e contou com a participação de duas turmas do 10º ano e duas docentes.
O Diretor Artístico da companhia, Henrique Amoedo, salientou a relevância desta iniciativa junto do público mais jovem. “É fundamental atingir as camadas mais novas e demonstrar como as práticas artísticas fomentam o desenvolvimento de seres conscientes, críticos e culturalmente participativos”, afirmou. No final, elogiou a interação e o envolvimento dos alunos durante a sessão.
Hoje, a Dançando com a Diferença recebe, na sua sede, a partir das 17h, professores de várias instituições de ensino para apresentar o projeto dedicado à comunidade escolar em 2026.
Nesta primeira sessão, inscreveram-se as seguintes escolas: EB1/PE Eng. Luís Santos Costa, EB1/PE Boliqueime, EB1/PE do Lombo dos Canhas, EB1/PE e Creche de Santa Cruz, EB1/PE Visconde Cacongo e Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta.
A Companhia Dançando com a Diferença recebe financiamento da República Portuguesa – XXIII Governo / Direção-Geral das Artes (2023-2026), do Governo Regional da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal. É companhia residente no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira e projeto residente no Teatro Viriato, em Viseu.
Published at 24 November, 2025
36 Views