Alunos da EB1/PE Visconde Cacongo participam em aula
- 136
Alunos da EB1/PE Visconde Cacongo participam em aula
A Dançando com a Diferença recebeu hoje, no seu estúdio no Armazém do Mercado, uma sessão de trabalho artístico com cerca de 20 alunos do 4.º ano da Escola EB1/PE Visconde Cacongo, no Funchal.
A iniciativa integra a estratégia de mediação e formação artística da Companhia e tem como objetivo aproximar o público escolar dos processos criativos e pedagógicos da dança inclusiva, de modo a favorecer o contacto direto com práticas artísticas contemporâneas.
A professora responsável pela turma, Lucinda Jardim, sublinhou a relevância da atividade no contexto do desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
“Esta atividade foi muito importante para trabalhar competências fora do contexto escolar e para desbloquear a questão da interação entre colegas. As crianças estão cada vez mais sozinhas e há uma ausência do toque. É preciso apostar em atividades que apelem à interação, à criatividade, e os exercícios que fizemos hoje ajudam a desenvolver essas competências.”
O monitor de dança e vice-presidente da Associação Dançando com a Diferença, Telmo Ferreira, destacou a pertinência do trabalho desenvolvido com as crianças e salientou que a aula teve como foco “dinâmicas de interação, concentração e contacto visual”.
“É fundamental colocar as crianças em outros contextos e fazer com que exercitem diferentes competências. Sabemos que as crianças estão hoje mais sedentárias e com mais dificuldades de relacionamento umas com as outras. Queremos manter esta proximidade às instituições de ensino, pois sabemos que é muito importante”, salienta Telmo Ferreira.
Com esta ação, a Dançando com a Diferença reafirma o seu compromisso com a educação artística, a inclusão e a sensibilização para a diversidade através da arte e reforça o diálogo entre a criação contemporânea e a comunidade educativa.
A Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada pelo Governo da República Portuguesa / Direção-Geral das Artes (2023-2026), Governo Regional da Madeira e Câmara Municipal do Funchal. É companhia residente no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e projeto residente no Teatro Viriato, em Viseu.