Dançando Crio Um Mundo chega a Marco de Canaveses
- 36

Dançando Crio Um Mundo chega a Marco de Canaveses
A Dançando com a Diferença continua a promover a inclusão social e o desenvolvimento artístico entre os alunos de várias instituições de ensino do país com o projeto “Dançando Crio um Mundo”, que está a decorrer nesta semana na freguesia de Sande, no município de Marco de Canaveses.
Henrique Amoedo, diretor artístico da companhia, e a intérprete Isabel Teixeira estão a conduzir as três atividades da iniciativa: “Coro da Mudança”, “Transbordando o Meu Corpo” e a oficina colaborativa “1=1”.
“É muito importante o contacto com diversas realidades, sobretudo em idades tão essenciais para a formação do ser humano”, explica Henrique Amoedo. Acrescenta ainda que este projeto “potencia a exploração da criatividade, desenvolve os sentimentos de pertença e trabalha a representatividade e a inclusão”.
No Coro da Mudança, uma residência artística que dura cerca de uma semana, os participantes são convidados a explorar a dança como ferramenta de expressão e transformação, através do movimento e da colaboração.
Já na conferência Transbordando o Meu Corpo, um dos membros da Dançando com a Diferença partilha a sua história de vida e reflete sobre o impacto da dança na sua identidade e na sociedade. O objetivo é criar pontes de diálogo com alunos, professores e o público, abordando as potencialidades da arte no desenvolvimento pessoal e social.
Por sua vez, a oficina colaborativa 1=1 proporciona uma experiência coletiva de criação, na qual os participantes exploram seus corpos e diferentes formas de interação interpessoal, de forma lúdica e inclusiva.
O projeto Dançando Crio um Mundo conta com o apoio de diversos parceiros, entre os quais se destacam o Plano Nacional das Artes (PNA), o Teatro Viriato, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (Madeira) e a Universidade de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.
A Companhia Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada pelo Governo da República Portuguesa – XXIII Governo / Direção-Geral das Artes (2023-2026), pelo Governo Regional da Madeira e pela Câmara Municipal do Funchal. Além disso, é companhia residente no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e projeto residente no Teatro Viriato, em Viseu.