DANÇANDO COM A DIFERENÇA APRESENTA NOVA CRIAÇÃO

DANÇANDO COM A DIFERENÇA APRESENTA NOVA CRIAÇÃO

No próximo domingo, 7 de julho de 2024, pelas 15h, a Companhia Dançando com a Diferença apresenta, em antestreia, o espetáculo "Qual é o Código?" no Lua Cheia Teatro para Todos, Carnide, Lisboa, integrado no Festival Pedras’24 – O Infinito Amando Semear, organizado pelo C.E.M – Centro em Movimento.


A peça materializa o resultado de cerca de um mês de trabalho com a coreógrafa e criadora Sofia Neuparth, em colaboração com Margarida Agostinho e Pedro Domingues. Através da exploração de diversas técnicas e áreas artísticas, os intérpretes e cocriadores da obra: Bernardo Graça, Diogo Peres, Ismael Santos, João Estrela Azevedo, Maria João Pereira, Mariana Tembe, Milton Branco e Teresa Costa foram desafiados a pensar e a atravessar - como diz a sinopse - “formas de ser e sentir o mundo que vamos cocriando”.


Nas palavras do diretor artístico da Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo, “ao longo dos anos, temos procurado traçar um caminho que, não apenas valorize o panorama artístico, mas – também – permita aos intérpretes crescer enquanto seres individuais, promovendo o autoconhecimento e o reconhecimento da beleza da diversidade em palco”.


Sofia Neuparth, fundadora do C.E.M – Centro em Movimento, surge agora como a mais recente artista a desenvolver a sua obra com a companhia de dança madeirense, depois de um desafio que ela própria lançou a Henrique Amoedo. A bailarina e coreógrafa nascida em 1962, em Lisboa, tem desenvolvido um trabalho vasto e, ao longo da sua carreira encontrou-se com nomes como: Eva Karckzag, Simone Forti, Steve Paxton, Martha Moore, Peter Hulton, Jim Fulkerson, Sally Silvers, Mary O’Donnel, Bonnie B. Cohen, Aat Hougeé e Lisa Krauss, tendo tido a oportunidade de estudar com eles. Assume-se como amante do movimento.


Na Madeira, o espetáculo poderá ser visto em estreia no último trimestre do ano no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, onde a companhia e residente. Desta produção fazem parte intérpretes da companhia residentes na Madeira e também em Viseu, demonstrando claramente os resultados do trabalho de formação desenvolvido no núcleo existente no Teatro Viriato.

 

Para a antestreia, no próximo domingo, em Lisboa, a entrada é gratuita (para os maiores de 6 anos de idade) e todas as reservas devem ser feitas através do contato telefónico (+351) 919 708 336.