"ILHAS" SOBE AO PALCO DO FÓRUM MACHICO

"ILHAS" SOBE AO PALCO DO FÓRUM MACHICO

É já na próxima sexta e sábado, 30 e 31 de março de 2024, que “Ilhas” sobe ao palco do Auditório do Fórum Machico. As sessões, de entrada livre, têm lugar às 19 e às 18h, respetivamente.


No âmbito do Projeto INSUL’Arts, promovido pela Dançando com a Diferença, a artista Vanessa Garcia apresenta o resultado da residência artística desenvolvida nas últimas semanas, intitulada “MULHERES”.


O espetáculo multidisciplinar une diversas áreas artísticas como o teatro, a dança, a performance, a escrita e o vídeo e conta com a interpretação e cocriação de quatro artistas de nacionalidade portuguesa e brasileira. Sob a direção de Vanessa Garcia, durante três semanas, Andresa Soares, Carolina Zingler, Fernanda Nascimento e Nara Antônio exploraram e trabalharam sobre variados factos históricos, dando um particular enfoque à migração entre a Madeira, os Açores e a Ilha de Santa Catarina (atual Florianópolis, no Brasil) a partir do século XVIII e às suas repercussões no tempo presente.


Para Henrique Amoedo, diretor artístico da Dançando com a Diferença, “este é um trabalho que reflete o propósito do INSUL’Arts. Desde 2021, temos fomentado a criação artística na Madeira, apoiando diversos projetos e iniciativas de artistas reconhecidos e emergentes. Ao longo deste tempo, vimos nascer cerca de uma dezena de obras e, através delas, promovemos várias ações junto da comunidade madeirense. Sabemos que a realidade insular propicia um certo isolamento e acreditamos que o INSUL’Arts tem vindo a contribuir para o atenuar dessa situação, garantindo uma maior acessibilidade cultural”.


Recorde-se a título de exemplo que, nestes primeiros meses do ano, teve já lugar o 6º ENCLUDANÇA na Madeira a par do Festival NEW ISLANDS. Mais recentemente, a criação de Victor Hugo Pontes, “BANTU” subiu ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias. A última apresentação foi “YOUTH AND TECH”, concerto experimental dirigido por Norberto Gonçalves da Cruz (Associação de Bandolins da Madeira), que aconteceu a 16 e 17 de março, no Fórum Machico, o mesmo local onde decorre a apresentação de “ILHAS”, já no próximo sábado e domingo.


Todas as pessoas interessadas em assistir a este espetáculo que – no processo de criação - procurou olhar a condição da mulher a partir da experiência de travessia e dar visibilidade aos acontecimentos apagados pelas vicissitudes da História, devem efetuar a reserva através do email [email protected] ou do contacto telefónico (+351) 927 069 966.


O INSUL´Arts é um projeto que pretende auxiliar a comunidade madeirense na construção de uma nova dinâmica cultural, uma iniciativa que possa abrir portas e gerar oportunidades aos artistas e públicos da região. Financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal, através do Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos operado pela Direção-Geral do Património Cultural e gerido pela Direção-Geral das Artes. na qualidade de Parceiro do Programa, promovido e dinamizado pela Companhia Dançando com a Diferença, em parceria com a dybwikdans (Noruega), Câmara Municipal do Funchal, e o Teatro Viriato (Viseu).

Published at 28 March, 2024

751 Views

Category:

Comunication